Como vai o Brasil nas estatísticas do mundo digital conectado?

Hoje eu vi uma apresentação da We Are Social com as estatísticas recentes (publicadas agora em 2014) que dizem respeito ao mundo digital conectado e móvel, detalhando continentes e algumas regiões importantes, bem como para alguns países, inclusive o Brasil.

Fica quase óbvio que o custo Brasil é realmente o principal entrave para o país deslanchar tecnologicamente (trazendo desenvolvimento social e econômico). Não tô falando do tipo de desenvolvimento que se consegue “debaixo das asas” do dinheiro público (apenas para ficar bonito no catálogo de investimentos do Governo), mas daquele tipo de desenvolvimento em que vários agentes do mundo privado colocam (muita) grana em determinados segmentos de tecnologia para assumir posição de liderança. No mundo digital conectado, por exemplo, mercado há!

Seguem algumas estatísticas para o Brasil que eu achei importantes e que representam uma excelente (e contínua) oportunidade de negócios (não fosse o custo Brasil!):

  • Nós gastamos mais tempo na Internet através de desktops e laptops que o resto do mundo! São 6h03m diárias em média, e não só em redes sociais.
  • Gastamos 2h26m por dia em média usando Internet móvel.
  • Gastamos 3h08m por dia em média em redes sociais.
  • 59% dos que têm smartphone usam redes sociais nele.
  • 24% dos que têm smartphone usam serviços baseados em localização.
Imagem
http://pt.slideshare.net/wearesocialsg/social-digital-mobile-around-the-world-january-2014?utm_source=slideshow&utm_medium=ssemail&utm_campaign=weekly_digest

Comparando com a China e Índia (dois de nossos “irmãos” no BRICS), estamos muito equilibrados. Veja as mesmas estatísticas para a China:

  • 4h31m em média por dia na Internet através de desktops e laptops.
  • 1h55m por dia em média usando Internet móvel.
  • 1h30m por dia em média em redes sociais.
  • 51% dos que têm smartphone usam redes sociais nele.
  • 24% dos que têm smartphone usam serviços baseados em localização.

Agora para a Índia:

  • 4h54m em média por dia na Internet através de desktops e laptops.
  • 2h36m por dia em média usando Internet móvel.
  • 2h26m por dia em média em redes sociais.
  • 57% dos que têm smartphone usam redes sociais nele.
  • 29% dos que têm smartphone usam serviços baseados em localização.

Vendo as próximas estatísticas para o mercado móvel é que parece que o “custo Brasil” faz a diferença. No Brasil, 82% dos usuários de smartphone buscam produtos/serviços através dele, mas apenas 30% já fizeram alguma compra através dele. É claro que temos aí uma demanda não atendida!

Se comparado novamente com Índia e China, perceberemos a grande diferença. Na Índia, 91% dos usuários busca produtos/serviços pelo smartphone, e 54% deles já concretizaram compras. Na China, os números são 98% e 69%, respectivamente! E esses países são muito mais populosos que o nosso. Nos mercados de alto valor agregado ligados ao mundo digital conectado e móvel, entre os países emergentes de grande economia, estamos beeem atrás…

Tudo indica que enquanto não forem garantidas algumas seguranças reais para o candidato a empreendedor (que nada tem a ver com os naturais riscos de empreender, mas com os altos custos para iniciar e manter um novo negócio), permaneceremos por algum tempo ainda locais e vendedores de commodities.

Imagem
http://acimadasnoticias.blogspot.com.br/2011/04/internet-charge-empreendedor-fail.html

Deixe um comentário